imagem

Visita Guiada

[Criação]

O espetáculo Visita Guiada tem como desejo artístico a questão da espetacularização das obras de arte, em especial o corpo do artista. No trabalho, a bailarina está exposta à visitação em território urbano. Os visitantes interessados tem o auxilio de áudio guides para explorar a obra. Através desse sistema de locução, o público é convidado a entrar na cena por meio de acessos multissensoriais - cinestesia, audição, olfato, tato, memória - e tem autonomia para escolher, interagir e assim saber mais sobre a obra/bailarina. Ao ser transportada do museu/teatro para a rua, a intervenção borra as fronteiras entre espectador e obra, redesenhando novas relações espaçosociais.

O trabalho foi criado em 2012, pela artista Patrícia Machado, e teve sua estreia no Museo
Oscar Niemeyer, desde então ganhou espaço na virada cultural de Curitiba, no Projeto de
Ocupação Diálogos da FUNARTE, em Belo Horizonte, na Mostra Brasileira de Dança,
em Recife e no Mova-se Festival de Dança, em Manaus. Em 2018 foi contemplado com
o prêmio Arte Paraná, tendo como objetivo a disseminação e fruição da linguagem da
dança direcionada aos estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas
estaduais, atingindo diretamente uma população de 1.200 estudantes. Em 2019 esteve na
programação oficial do Festival de Teatro, em Curitiba. Desde 2013 a intervenção já foi
feita por diversos artistas independentes em praças e becos de cidades como Salvador
(BA), Barcelona (ES), Paris (FR), Londres (UK), Los Angeles (EUA), Dubai (EA),
Genebra (CH), Porto Príncipe (HAI) e Atenas (GRE). A partir de 2017 a perfomance
também vem sendo testada com crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade
social em projetos no Brasil, Haiti e Grécia.
A performance foi objeto de pesquisa de mestrado da artista Patrícia Machado, na
Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, em parceria com o programa de mestrado
em Antropologia da Dança da Universidade Clermont Auvergn/França, tendo como foco
de interesse a relação da construção de uma performance de dança como lugar de ensino
e aprendizagem a cerca de si.

Tags: